«

»

Educação: como avançar em circunstâncias adversas? – Segundo de dois webinars



A educação brasileira enfrenta problemas estruturais em circunstâncias desfavoráveis. Não bastasse a pandemia do novo coronavírus, que interrompeu o ano letivo em março, há também as trocas constantes no MEC, agora sob nova direção, com o terceiro ministro em menos de dois anos de governo. Os problemas estruturais são conhecidos (qualidade geral insatisfatória, evolução lenta dos indicadores de desempenho, em especial no ensino médio, desigualdades sociais e regionais no acesso ao ensino de qualidade, etc). A questão é como avançar na superação desses desafios em meio às circunstâncias adversas.

Para discutir essa questão, reuniremos um time de primeira linha, integrado por especialistas com vasta experiência na gestão de políticas educacionais nos três níveis de governo.

Convidados:
BRUNO CAETANO
Atual secretário de educação da cidade de São Paulo, é cientista social, com mestrado em ciência política pela USP, com passagens pelos executivos estadual, municipal e Legislativo. Eleito em 2018, exerceu o cargo de deputado estadual no ano seguinte. Como diretor superintendente do Sebrae-SP, criou a primeira escola pública de empreendedorismo do Brasil, em parceria com o Governo paulista. É cientista social com mestrado em ciência política pela USP.

MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO
Socióloga, é integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidente da Comissão de Formação de Professores e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação (2016-2018) e presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (1995-2002). Ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo (Gov. Serra), é professora aposentada da UNICAMP, membro da Academia Brasileira de Educação e embaixadora do PISA para Escolas no Brasil.

WASHINGTON BONFIM
Ex-secretário municipal de Educação (2005 – 2010) e de Planejamento (2013 – 2017) de Teresina (PI). Desde 2017, atua como especialista em gestão pública na Comunitas. De maio a agosto de 2020, foi membro do Comitê de Medidas de Enfrentamento à Covid-19, da Prefeitura de Teresina. É doutor em ciência política e professor do Depto. de Ciências Sociais da UFPI.